quarta-feira, 26 de junho de 2024

Segunda Leitura: 2 Timóteo 4:6-8.17-18 - 30.06.2024


2 Timóteo 4:6-8.17-18 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo,

6. Quanto a mim, estou já a ser oferecido em sacrifício e o momento da minha partida é iminente.

7. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.

8. E já agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

17. Mas o Senhor esteve a meu lado e deu-me forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente realizada e todos os gentios a ouvissem. E fiquei livre da boca do leão.

18. O Senhor me livrará de toda a obra má e me salvará para o seu reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos. Amém. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nestas palavras de São Paulo a Timóteo, encontramos um testemunho de fé profunda e compromisso com o evangelho até o fim da vida. Paulo fala de sua própria iminente partida deste mundo, mas não com tristeza ou medo, e sim com uma confiança serena na justiça de Deus. Ele se compara a alguém que completou uma corrida e guardou a fé até o fim, expressando a certeza de que lhe está reservada a coroa da justiça no dia do juízo.

Paulo reconhece que sua vida e ministério foram uma luta constante, mas uma luta que valeu a pena. Ele atribui sua perseverança e capacidade de suportar as dificuldades à presença e ao apoio constante do Senhor. Essa experiência de confiança em Deus, mesmo diante das adversidades, ecoa uma profunda sabedoria espiritual.

Assim como Paulo, somos chamados a manter nossa fé firme e a perseverar no caminho do Evangelho, confiando na promessa da vida eterna que Deus nos reserva. Esta passagem nos inspira a encarar os desafios da vida com coragem e determinação, confiando na graça e no poder de Deus para nos fortalecer e nos conduzir ao seu reino celeste.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário