sexta-feira, 22 de março de 2024

Segunda Leitura: Filipenses 2,6-11 - 24.03.2024




Filipenses 2:6-11 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da carta de São Paulo aos Filipenses – 6.Ele, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus um privilégio

7.mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.

8.E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

9.Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o Nome que está acima de todo nome,

10.para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, na terra e nos infernos,

11.e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Esta passagem de Filipenses 2:6-11 é conhecida como o "Hino Cristológico", onde o apóstolo Paulo apresenta uma profunda teologia sobre a encarnação e a exaltação de Jesus Cristo. O texto começa descrevendo a pré-existência de Jesus em uma condição divina, revelando sua natureza eterna e sua igualdade com Deus.

No entanto, ao invés de se apegar a essa igualdade divina como um privilégio, Jesus voluntariamente renunciou a sua glória e se esvaziou, assumindo a forma de servo e se tornando semelhante aos homens. Ele humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Esta é uma descrição poderosa da encarnação de Jesus, seu sacrifício na cruz e seu exemplo de humildade e obediência.

Mas a humilhação de Jesus não é o fim da história. O texto continua, mostrando como Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. Jesus é reconhecido como Senhor, e toda criatura, nos céus, na terra e nos infernos, é chamada a dobrar os joelhos diante dele e proclamá-lo como Senhor, para a glória de Deus Pai.

Essa passagem nos desafia a refletir sobre o profundo amor e humildade de Jesus, que o levaram a se esvaziar e se tornar um de nós, até mesmo enfrentando a morte na cruz por nossa salvação. Ao mesmo tempo, nos convida a reconhecer a exaltação e soberania de Jesus como Senhor sobre todas as coisas.

Que possamos seguir o exemplo de humildade e serviço de Jesus em nossas próprias vidas, e render-lhe toda honra e glória como nosso Senhor e Salvador. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário