quarta-feira, 27 de março de 2024

Segunda Leitura: Hebreus 4,14-16; 5,7-9 - 29.03.2024




 Hebreus 4,14-16; 5,7-9 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos,4,14 Temos, portanto, um sumo sacerdote eminente, que penetrou nos céus: Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a profissão da nossa fé. 

15 Com efeito, não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 

16 Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, para alcançar misericórdia e encontrar graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

5,7 Nos dias da sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido, por causa da sua submissão. 

8 Embora fosse Filho, aprendeu, contudo, a obediência, por meio dos sofrimentos que teve. 

9 E, assim, atingiu a consumação e tornou-se a causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


A leitura da Carta aos Hebreus nos conduz a uma profunda compreensão do sacerdócio de Cristo e de sua obra redentora em favor da humanidade. Esta passagem nos apresenta Jesus como o sumo sacerdote perfeito, aquele que penetrou nos céus e intercede por nós diante do trono da graça.

Ao contrário dos sumos sacerdotes do Antigo Testamento, Jesus é capaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele próprio experimentou as tentações e as provações da vida humana, embora sem pecado. Ele conhece nossas lutas e nossas dores, e por isso podemos nos aproximar dele confiantemente em busca de misericórdia e graça.

Além disso, somos lembrados de como Jesus, durante sua vida na terra, dirigiu preces e súplicas ao Pai com forte clamor e lágrimas. Ele experimentou o sofrimento e a angústia da condição humana de forma intensa, mas em tudo permaneceu obediente à vontade do Pai.

É através da obediência de Cristo até a morte, mesmo enfrentando sofrimentos indescritíveis, que encontramos nossa redenção e salvação. Seu sacrifício na cruz não apenas nos libertou do poder do pecado e da morte, mas também nos abriu o caminho para a vida eterna.

Portanto, como membros do corpo de Cristo, somos convidados a seguir seu exemplo de obediência e submissão à vontade de Deus. Que possamos confiar na intercessão contínua de Jesus por nós e nos aproximarmos dele com ousadia e gratidão, sabendo que encontraremos misericórdia e graça em nossos momentos de necessidade. Que possamos também aprender com Ele a obedecer ao Pai em todas as circunstâncias, confiando em sua promessa de salvação eterna para todos aqueles que lhe obedecem. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário