quinta-feira, 28 de março de 2024

Segunda Leitura: Romanos 6,3-11 - 30.03.2024




Romanos 6,3-11 (Bíblia de Jerusalém)


3 Ou ignorais que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, é na sua morte que fomos batizados?

4 Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.

5 Pois, se fomos identificados com ele por uma morte semelhante à sua, seremos também com ele identificados na ressurreição.

6 Sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que seja reduzido a nada o corpo do pecado, a fim de que não mais sejamos escravos do pecado.

7 Pois quem morreu, foi justificado do pecado.

8 Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele.

9 Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

10 Pois, quanto a ter morrido, ele morreu de uma vez para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

11 Assim também vós, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Cristo Jesus.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo nos leva a uma profunda reflexão sobre o significado do batismo e a vida em Cristo. Ele nos lembra que, por meio do batismo, somos unidos com Jesus não apenas simbolicamente, mas de uma maneira espiritual e transformadora.

Paulo nos convida a contemplar a realidade espiritual por trás do ato físico do batismo: ao sermos batizados, participamos da morte e ressurreição de Cristo. Assim como Cristo morreu e ressuscitou dos mortos, somos chamados a morrer para o pecado e a ressurgir para uma nova vida em comunhão com Deus.

Essa nova vida em Cristo não é apenas uma mudança superficial, mas uma transformação radical de nossa identidade e natureza. O "homem velho", dominado pelo pecado e pela morte, é crucificado com Cristo, para que possamos ser libertados do poder do pecado e viver uma vida de santidade e comunhão com Deus.

Portanto, como cristãos batizados, somos chamados a viver de acordo com essa nova identidade em Cristo. Devemos considerar-nos mortos para o pecado, renunciando às suas tentações e vivendo uma vida de retidão e obediência a Deus. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que nossa vida está escondida em Cristo, e que Ele é o nosso único fundamento e esperança de vida eterna.

Que possamos, portanto, viver cada dia em comunhão com Cristo, mortos para o pecado e vivos para Deus, experimentando a plenitude da vida que Ele veio nos oferecer. Que o poder transformador da morte e ressurreição de Cristo se manifeste em nós, capacitando-nos a viver como verdadeiros filhos e filhas de Deus, agora e para sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário