quinta-feira, 17 de abril de 2025

Segunda Leitura: Romanos 6:3-11 - 19.04.2025

 


Lectio secunda: Epistula ad Romanos 6,3-11

De vita nova in Christo

3. An ignoratis quia quicumque baptizati sumus in Christo Iesu, in morte ipsius baptizati sumus?
Ou ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?

4. Consepulti igitur sumus cum illo per baptismum in mortem, ut, quomodo Christus surrexit a mortuis per gloriam Patris, ita et nos in novitate vitae ambulemus.
Fomos, portanto, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós caminhemos numa vida nova.

5. Si enim complantati facti sumus similitudini mortis eius, simul et resurrectionis erimus;
Pois se fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

6. hoc scientes quia vetus homo noster simul crucifixus est, ut destruatur corpus peccati, ut ultra non serviamus peccato;
Sabendo isto: que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que fosse destruído o corpo do pecado, e assim não sirvamos mais ao pecado;

7. qui enim mortuus est, iustificatus est a peccato.
Pois aquele que morreu está justificado do pecado.

8. Si autem mortui sumus cum Christo, credimus quia simul etiam vivemus cum illo;
Ora, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele;

9. scientes quod Christus resurgens ex mortuis iam non moritur, mors illi ultra non dominabitur.
Sabemos que Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

10. Quod enim mortuus est, peccato mortuus est semel; quod autem vivit, vivit Deo.
Pois quanto a ter morrido, morreu ao pecado uma vez por todas; mas quanto a viver, vive para Deus.

11. Ita et vos existimate vos mortuos quidem esse peccato, viventes autem Deo in Christo Iesu.
Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

Reflexão

A vida, em seu mais alto sentido, não começa no nascimento nem termina na morte — ela se revela no momento em que o ser escolhe participar do movimento de transfiguração. O batismo, aqui, é imagem dessa passagem: da inércia para a consciência, da submissão à liberdade. Morrer com Cristo é deixar cair as máscaras do ego, as amarras do medo, o peso da repetição. Viver com Ele é assumir a responsabilidade de ser novo, íntegro, indivisível. A ressurreição não é um evento isolado, mas uma dinâmica contínua onde cada existência se converte em resposta: viver como quem foi chamado à plenitude e aceitou ser mais do que foi.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

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