Lectio Secunda: Epistula ad Hebraeos 4,14-16; 5,7-9
4,14 Habentes ergo pontificem magnum qui penetravit caelos, Iesum Filium Dei, teneamus confessionem.
Assim, tendo um grande sumo sacerdote que penetrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, mantenhamos firme a nossa confissão.
4,15 Non enim habemus pontificem qui non possit compati infirmitatibus nostris: tentatum autem per omnia pro similitudine absque peccato.
Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; ao contrário, ele foi tentado em tudo como nós, mas sem pecado.
4,16 Adeamus ergo cum fiducia ad thronum gratiae: ut misericordiam consequamur et gratiam inveniamus in auxilio oportuno.
Aproximemo-nos, portanto, com confiança do trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos graça no momento oportuno.
5,7 Qui in diebus carnis suae preces supplicationesque ad eum qui possit salvum illum a morte, cum clamore valido et lacrimis offerens, exauditus est pro sua reverentia:
Ele, nos dias da sua vida terrena, ofereceu orações e súplicas, com grande clamor e lágrimas, àquele que podia salvá-lo da morte, e foi atendido por causa da sua piedade.
5,8 Et quidem cum esset Filius, didicit ex iis quae passus est oboedientiam:
Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.
5,9 Et consummatus, factus est omnibus obtemperantibus sibi causa salutis aeternae.
E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
Reflexão
O Cristo, pleno em humanidade e divindade, não evitou a dor, mas a assumiu como via de elevação. Sua obediência não foi servil, mas expressão de liberdade plena, da escolha de amar até o fim. Ele não se impôs, mas ofereceu-se, abrindo o caminho para que cada ser humano, também em suas dores e escolhas, descubra o poder de transformar sofrimento em sentido. Em sua vulnerabilidade há força, e na escuta, ação. Assim, somos convidados a reconhecer que a grandeza reside na integração entre o íntimo da consciência e o impulso de doar-se, em comunhão com o todo.
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