Hebreus 2,14-18 (Vulgata)
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Quia ergo pueri communicaverunt carni et sanguini, et ipse similiter participavit eisdem: ut per mortem destrueret eum qui habebat mortis imperium, id est, diabolum: (Hebreus 2:14)
Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também ele, da mesma forma, participou deles, para destruir, por meio da morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo. -
Et liberaret eos, qui timore mortis per totam vitam obnoxii erant servituti. (Hebreus 2:15)
E libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. -
Nusquam enim angelos apprehendit, sed semen Abrahae apprehendit. (Hebreus 2:16)
Pois certamente ele não veio socorrer os anjos, mas sim a descendência de Abraão. -
Unde debuit per omnia fratribus similari, ut misericors fieret, et fidelis pontifex apud Deum, ut repropitiaret delicta populi. (Hebreus 2:17)
Por isso, ele devia tornar-se semelhante em tudo aos irmãos, para ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel diante de Deus, e fazer a expiação pelos pecados do povo. -
In eo enim in quo passus est ipse et tentatus, potens est et eis qui tentantur auxiliari. (Hebreus 2:18)
Porque, tendo ele mesmo sofrido e sido tentado, é capaz de socorrer os que são tentados.
Reflexão
O mistério da encarnação não é apenas a descida de Deus ao mundo, mas a elevação do mundo a Deus. O Verbo, ao assumir a carne, não apenas compartilha da condição humana, mas a transfigura. Sua morte não é um fim, mas o ponto de inflexão que liberta a criação do ciclo da corrupção e da escravidão do medo. A verdadeira redenção não consiste em escapar da matéria, mas em sua reintegração ao princípio luminoso que a sustenta. O sumo sacerdócio de Cristo não é um ofício distante, mas a fusão entre o divino e o humano, onde cada sofrimento é transmutado em caminho para a plenitude. Assim, todo ser participa dessa ascensão, sendo conduzido para além das limitações da finitude rumo à consumação da luz.
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