sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Segunda Leitura: 1 Coríntios 7,32-35 - 28.01.2024




1 Coríntios 7,32-35 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 32 Gostaria que estivésseis livres de preocupações. O solteiro cuida das coisas do Senhor, quer agradar ao Senhor.

33 Mas o casado se preocupa com as coisas do mundo, quer agradar à esposa.

34 Assim, está dividido. A mulher não casada, ou a virgem, preocupa-se com as coisas do Senhor, para ser santa de corpo e espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas do mundo, quer agradar ao marido.

35 Digo isso para o vosso próprio bem, não para vos armar um laço, mas para vos oferecer o que vos convém e vos permita servir ao Senhor sem preocupações. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da primeira carta aos Coríntios, Paulo aborda a questão da preocupação e dedicação a Deus em diferentes estados civis. Ele destaca a vantagem daqueles que permanecem solteiros, dedicando-se integralmente ao serviço do Senhor, sem as responsabilidades adicionais do casamento.

Ao mesmo tempo, Paulo não desvaloriza o casamento, reconhecendo que aqueles que são casados têm suas próprias preocupações e responsabilidades, buscando agradar tanto ao cônjuge quanto ao Senhor. A ênfase reside na atenção dedicada ao serviço a Deus, independentemente do estado civil.

A reflexão aqui nos convida a considerar como equilibramos nossas responsabilidades terrenas e nosso compromisso com Deus. Devemos ponderar se nossas escolhas e preocupações estão alinhadas com o propósito divino. Que possamos discernir sabiamente, buscando servir ao Senhor sem sermos aprisionados por preocupações mundanas. Que a nossa dedicação, seja no casamento ou na solteirice, reflita a prioridade do serviço a Deus em todas as áreas de nossas vidas. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário