segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Segunda Leitura: Apocalipse 12,1.5.13.15-16 - 12.10.2023




1 Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.


5 Ela deu à luz um filho, um menino, que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas o filho dela foi arrebatado até junto de Deus e do seu trono.


13 O dragão, ao ver que fora precipitado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho do sexo masculino.


15 A serpente vomitou de sua boca, atrás da mulher, como um rio, para a arrastar.

16 Mas a terra socorreu a mulher: abriu a boca e engoliu o rio que o dragão vomitara de sua boca.


Reflexão:


A passagem de Apocalipse 12 é altamente simbólica e poética, repleta de imagens e metáforas que descrevem eventos cósmicos e espirituais. Vamos refletir sobre alguns dos principais elementos dessa leitura:


A Mulher e o Filho: A mulher vestida de sol, com a lua sob seus pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, representa a Virgem Maria, mas também simboliza a Igreja e o povo de Deus. O filho que ela dá à luz, que reinará sobre as nações com cetro de ferro, é Jesus Cristo, o Messias.


O Dragão: O dragão é uma representação de Satanás, o inimigo de Deus e do povo de Deus. Ele tenta devorar o filho da mulher, simbolizando os esforços de Satanás para destruir a obra redentora de Cristo.


A Perseguição: A perseguição à mulher e ao filho representa a hostilidade do mundo em relação à fé cristã e à Igreja ao longo da história. O dragão persegue a mulher, mas o filho é arrebatado até junto de Deus, o que representa a ascensão de Cristo e Sua vitória sobre o mal.


O Socorro da Terra: A imagem da terra abrindo a boca para engolir o rio que o dragão vomitou é uma representação simbólica da proteção divina. Deus intercede em favor de Sua Igreja e Seu povo, frustrando os planos malignos de Satanás.


Em última análise, essa leitura nos lembra da batalha espiritual que ocorre nos bastidores da história humana. Mostra-nos que, apesar das perseguições e dos ataques do mal, Deus está no controle e protege Sua Igreja e Seu povo. Também nos lembra da vitória final de Cristo sobre o mal e da importância da fé e da fidelidade, mesmo diante das dificuldades.


Devemos encontrar encorajamento na promessa de que, assim como Deus protegeu a mulher e Seu filho, Ele também nos protegerá e nos guiará através das lutas da vida, conduzindo-nos à vitória final por meio de Cristo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário