sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Segunda Leitura: Hebreus 10:5-10 (Vulgata) - 22.12.2024


Hebreus 10:5-10 (Vulgata)

  1. Ideo introiens in mundum dicit: "Sacrificium et oblationem noluisti, corpus autem aptasti mihi."
    Por isso, entrando no mundo, diz: "Sacrifício e oblação não quiseste, mas um corpo me preparaste."

  2. Holocausta et pro peccato non placuerunt tibi.
    Holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaram.

  3. Tunc dixi: "Ecce venio, ut faciam, Deus, voluntatem tuam."
    Então eu disse: "Eis que venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade."

  4. In capitulo libri scriptum est de me, ut faciendam voluntatem tuam.
    No rol do livro está escrito de mim, para que eu faça a tua vontade.

  5. Dicens autem: "Sacrificium et oblationem, holocausta et pro peccato noluisti, nec placuerunt tibi," quae secundum legem offeruntur,
    E ao dizer: "Sacrifício e oblação, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem te agradaram", as quais são oferecidas segundo a lei,

  6. tunc adtollens dixit: "Ecce venio, ut faciam voluntatem tuam." Abolens primum ut statuat secundum,
    então, elevando-se, disse: "Eis que venho para fazer a tua vontade." Ele remove o primeiro para estabelecer o segundo,

  7. in qua voluntate sanctificati sumus per oblationem corporis Iesu Christi semel.
    na qual vontade fomos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.

  8. Et omnis sacerdos stat quotidie ministrans et eadem sacrificia saepe offerens, quae numquam possunt tollere peccata.
    E todo sacerdote, de pé, ministra todos os dias e oferece as mesmas ofertas, que nunca podem tirar os pecados.

  9. Iesus autem, cum una pro peccatis omnibus oblatus fuerit, in sempiternum sedet a dextris Dei,
    Mas Jesus, tendo-se oferecido uma vez para sempre pelos pecados, está sentado para sempre à destra de Deus,

  10. exspectans usque dum ponantur inimici eius scabellum pedum eius.
    esperando até que seus inimigos sejam colocados como escabelo para seus pés.

Reflexão:

Nesta leitura, o autor de Hebreus nos revela o mistério da encarnação e da oblação de Cristo. Ao contrastar os sacrifícios antigos com o sacrifício perfeito de Cristo, somos convidados a compreender que a verdadeira redenção não vem da repetição de rituais, mas da entrega plena e definitiva de Cristo, que se oferece uma vez por todas. A vinda de Cristo ao mundo, a disposição de fazer a vontade do Pai, é um movimento de transformação profunda da humanidade. O Cristo, que entra na história para mudar o curso da criação, não apenas redime os pecados, mas transforma a totalidade da experiência humana, levando-nos ao caminho de uma evolução espiritual que se alinha com a harmonia cósmica. Ao refletirmos sobre o sacrifício de Cristo, somos chamados a vivenciar essa transformação em nossas vidas, buscando a unidade com o divino e com todos os seres, na paz que Ele nos oferece.

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