Colossenses 3:12-21 (Vulgata)
12 Induite vos ergo, sicut electi Dei, sancti et dilecti, viscera misericordiæ, benignitatem, humilitatem, modestiam, patientiam:
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, bondade, humildade, modéstia e paciência:
13 supportantes invicem, et donantes vobismetipsis, si quis adversus aliquem habet querelam: sicut et Dominus donavit vobis, ita et vos.
suportando-vos mutuamente e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, fazei também vós.
14 Super omnia autem hæc, caritatem habete, quod est vinculum perfectionis:
Mas, sobretudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.
15 Et pax Christi exsultet in cordibus vestris, in qua et vocati estis in uno corpore: et grati estote.
E que a paz de Cristo exulte em vossos corações, na qual fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos.
16 Verbum Christi habitet in vobis abundanter, in omni sapientia docentes et commonentes vosmetipsos psalmis, hymnis, canticis spiritualibus, in gratia cantantes in cordibus vestris Deo.
Que a palavra de Cristo habite em vós abundantemente; ensinai e exortai-vos mutuamente com toda sabedoria, cantando a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão em vossos corações.
17 Omne, quodcumque facitis in verbo aut in opere, omnia in nomine Domini nostri Jesu Christi, gratias agentes Deo et Patri per ipsum.
E tudo quanto fizerdes, em palavra ou em obra, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.
18 Mulieres, subditæ estote viris, sicut oportet in Domino.
Mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.
19 Viri, diligite uxores vestras, et nolite amari esse ad illas.
Maridos, amai vossas esposas e não sejais ásperos com elas.
20 Filii, obedite parentibus per omnia: hoc enim placitum est in Domino.
Filhos, obedecei a vossos pais em tudo, pois isso é agradável ao Senhor.
21 Patres, nolite ad indignationem provocare filios vestros, ut non pusillo animo fiant.
Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, para que não desanimem.
Reflexão
Este trecho da Carta aos Colossenses é um convite à comunhão, à unidade e ao amor vivido na concretude das relações humanas. Ao nos revestirmos de misericórdia e caridade, não apenas nos transformamos, mas participamos de uma realidade mais ampla, onde o amor age como o vínculo perfeito que une todas as coisas.
Nas tensões do mundo atual, somos chamados a refletir: nossas ações promovem união ou divisão? A paz de Cristo, que deve reinar em nossos corações, é um lembrete de que a verdadeira harmonia só é alcançada quando nos reconhecemos como parte de um único corpo. Assim, cada gesto, palavra ou decisão, realizado em nome de Jesus, torna-se expressão de gratidão e cooperação com o plano divino.
Essa leitura nos desafia a renovar nossos laços familiares e comunitários, fazendo do amor e da paciência os alicerces de relações que edificam, transformam e conduzem ao propósito maior de uma existência plena em Deus.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário