quinta-feira, 11 de julho de 2024

Segunda Leitura: Efésios 1:3-14 - 14.07.2024


Efésios 1:3-14 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da carta de São Paulo aos Efésios –

3. Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual, nos céus, em Cristo.

4. Nele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor.

5. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade,

6. para o louvor da sua glória e da graça com que nos cumulou no seu Bem-amado.

7. Nele, pelo seu sangue, temos a redenção, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça

8. que ele nos concedeu em abundância, com toda a sabedoria e inteligência,

9. desvendando-nos o mistério da sua vontade, conforme decisão benevolente que antecipadamente tomou nele,

10. para levar à plenitude o tempo e instaurar todas as coisas em Cristo, na dispensação da plenitude dos tempos, as que estão nos céus e as que estão na terra.

11. Nele, também nós fomos feitos herdeiros, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade,

12. a fim de servirmos para o louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.

13. Nele, também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, nele, crendo, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,

14. o qual é o penhor da nossa herança, para a redenção do povo de Deus, para o louvor da sua glória. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Ao meditarmos sobre esta passagem da carta aos Efésios, somos levados a contemplar a grandeza do plano divino e a profundidade das bênçãos espirituais que recebemos em Cristo. Desde antes da fundação do mundo, fomos escolhidos por Deus para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Esta eleição não é fruto de nossos méritos, mas da graça abundante e amorosa de Deus, que nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo.

Somos chamados a viver para o louvor da glória de Deus, reconhecendo que todas as bênçãos que recebemos são uma expressão de sua infinita misericórdia e bondade. A redenção e a remissão dos pecados, alcançadas pelo sangue de Cristo, são a manifestação da riqueza da graça divina, que se derrama abundantemente sobre nós.

Deus, em sua sabedoria, revelou-nos o mistério de sua vontade, mostrando-nos que todas as coisas serão reunidas em Cristo, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. Este plano divino nos confere uma herança eterna, selada pelo Espírito Santo, que é o penhor de nossa herança até a redenção completa do povo de Deus.

Ao refletirmos sobre estas verdades, somos convidados a renovar nosso compromisso de viver segundo a vontade de Deus, sendo testemunhas de seu amor e graça no mundo. Que possamos, com gratidão e humildade, glorificar a Deus em nossas vidas, reconhecendo a grandeza de sua obra redentora em Cristo e a certeza de nossa esperança eterna nele.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário