segunda-feira, 17 de março de 2025

Segunda Leitura: Romanos 4,13.16-18.22 - 19.03.2025

 


Proclamatio Epistolae Sancti Pauli ad Romanos (4,13.16-18.22)

13. Non enim per legem promissio Abrahae, aut semini eius, ut heres esset mundi, sed per iustitiam fidei. (Romanos 4:13)
Pois a promessa feita a Abraão ou à sua descendência, de que ele seria herdeiro do mundo, não veio pela Lei, mas pela justiça da fé.

16. Ideo ex fide, ut secundum gratiam, ut firma sit promissio omni semini, non ei qui ex lege est solum, sed et ei qui ex fide est Abrahae, qui pater est omnium nostrum. (Romanos 4:16)
Por isso, é pela fé, para que seja segundo a graça, e assim a promessa fique firme para toda a descendência, não só para a que vem da Lei, mas também para a que vem da fé de Abraão, que é pai de todos nós.

17. Sicut scriptum est: Quia patrem multarum gentium posui te, ante Deum, cui credidit, qui vivificat mortuos, et vocat quae non sunt, tamquam ea quae sunt. (Romanos 4:17)
Como está escrito: "Eu te constituí pai de muitas nações", diante de Deus em quem creu, o qual vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

18. Qui contra spem, in spem credidit, ut fieret pater multarum gentium, secundum quod dictum est ei: Sic erit semen tuum. (Romanos 4:18)
Ele, esperando contra toda esperança, creu que se tornaria pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: "Assim será a tua descendência".

22. Ideo et reputatum est illi ad iustitiam. (Romanos 4:22)
Por isso, isso lhe foi imputado como justiça.

Reflexão

Abraão representa aquele que se lança no horizonte da verdade, aceitando o chamado para uma jornada cuja plenitude transcende as contingências imediatas. A promessa divina não se fundamenta na imposição de normas, mas na liberdade que permite ao ser humano reconhecer e integrar-se à grande ordem do real.

O salto da fé não é uma renúncia à razão, mas sua culminação, onde o visível e o invisível se encontram na convergência dos destinos. Aquele que crê sem ver torna-se artífice da própria realização, colaborando com o princípio que conduz todas as coisas ao seu sentido último, onde a promessa se cumpre em plenitude.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário