domingo, 23 de março de 2025

Segunda Leitura: Hebreus 10:4-10 - 25.03.2025


Lectio Secunda: Hebraeos 10,4-10

4 Impossibile enim est sanguine taurorum et hircorum auferri peccata.
Pois é impossível que o sangue de touros e bodes remova os pecados.

5 Ideo ingrediens mundum dicit: Hostiam et oblationem noluisti, corpus autem aptasti mihi.
Por isso, ao entrar no mundo, Ele diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas formaste um corpo para mim.

6 Holocaustis et pro peccato non delectatus es.
Não te agradaste de holocaustos nem de ofertas pelo pecado.

7 Tunc dixi: Ecce venio, in capitulo libri scriptum est de me, ut faciam, Deus, voluntatem tuam.
Então eu disse: Eis que venho – no rolo do livro está escrito sobre mim – para fazer, ó Deus, a tua vontade.

8 Superius dicens: Quia hostias et oblationes et holocausta pro peccato noluisti, nec complacuisti, quæ secundum legem offeruntur,
Primeiro, Ele diz: Sacrifícios, ofertas e holocaustos pelo pecado não quiseste, nem te agradaram – os quais são oferecidos segundo a Lei.

9 Tunc dixit: Ecce venio, ut faciam voluntatem tuam: aufert primum, ut secundum statuat.
Então Ele acrescentou: Eis que venho para fazer a tua vontade. Ele remove o primeiro para estabelecer o segundo.

10 In qua voluntate sanctificati sumus per oblationem corporis Iesu Christi semel.
É nessa vontade que fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez por todas.

Reflexão:

O sacrifício externo cede lugar à transformação interior, e o rito dá espaço ao consentimento profundo da vontade. A oferenda definitiva não reside em bens materiais, mas na entrega do próprio ser à plenitude do propósito divino. Eis que a antiga aliança se curva diante da nova, onde a redenção não se compra, mas se acolhe. O mistério se revela na carne, no tempo e na história, onde o divino se torna acessível na forma mais simples e absoluta: a vida oferecida por amor. A criação inteira encontra sentido na obediência que não é submissão, mas comunhão com a ordem superior que guia tudo para um destino pleno. O Verbo encarnado inaugura o caminho onde a liberdade se une ao amor, e onde a realização não é posse, mas doação.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

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