sexta-feira, 11 de setembro de 2026

SEGUNDA LEITURA - Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 14,7-9 - 13.09.2026

Domingo, 13 de Setembro de 2026
24º Domingo do Tempo Comum, Ano A
Hoje, omite-se a Memória de São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja


Senhor, seja na vida, seja na morte, conserva-nos em tua presença, para que nosso ser encontre em ti sua origem, sentido, eterna plenitude e realização.



Lectio Epistulae Sancti Pauli Apostoli ad Romanos XIV,VII-IX

VII. Nemo enim nostrum sibi vivit, et nemo sibi moritur.

  1. Porque nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si.

VIII. Sive enim vivimus, Domino vivimus, sive morimur, Domino morimur, sive ergo vivimus, sive morimur, Domini sumus.

  1. Pois, se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

IX. In hoc enim Christus et mortuus est et revixit, ut et mortuorum et vivorum dominetur.

  1. Pois para isso Cristo morreu e voltou à vida, para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

Reflexão:

  A existência encontra sua verdade quando reconhece que sua origem não se encerra naquilo que aparece diante dos sentidos.
  O instante recebe profundidade quando o ser percebe nele a presença daquele de quem continuamente recebe sua existência.
  Viver para o Senhor significa deixar que cada momento seja acolhido a partir de sua origem e orientado para sua plenitude.
  A sucessão dos acontecimentos não esgota aquilo que acontece no interior de uma pessoa quando sua presença se abre ao Eterno.
  Cristo revela que vida e morte pertencem a uma mesma realidade quando ambas permanecem relacionadas àquele que é seu princípio e seu destino.
  A interioridade amadurece quando aprende a permanecer no presente sem se dispersar naquilo que já passou ou naquilo que ainda não se manifestou.
  Assim, cada instante pode tornar-se manifestação de uma realidade mais profunda, na qual o ser reconhece sua origem e encontra direção.
  Pertencer ao Senhor é permitir que toda a existência encontre nele sua unidade, sua permanência e sua plenitude.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário