Apocalipse 1:5-8 (Vulgata)
5. Et ab Jesu Christo, qui est testis fidelis, primogenitus mortuorum, et princeps regum terræ, qui dilexit nos, et lavit nos a peccatis nostris in sanguine suo,
5. E de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra, aquele que nos ama e nos lavou dos nossos pecados em seu sangue,
6. et fecit nos regnum, sacerdotes Deo et Patri suo: ipsi gloria, et imperium in sæcula sæculorum. Amen.
6. e nos fez reino, sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele seja a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.
7. Ecce venit cum nubibus, et videbit eum omnis oculus, et qui eum pupugerunt. Et plangent se super eum omnes tribus terræ. Etiam: amen.
7. Eis que ele vem sobre as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo os que o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Sim. Amém.
8. Ego sum alpha et omega, principium et finis, dicit Dominus Deus: qui est, et qui erat, et qui venturus est, omnipotens.
8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor Deus: aquele que é, que era e que virá, o Todo-Poderoso.
Reflexão:
Nesta leitura, somos chamados a contemplar Cristo como o centro da história e o Senhor do tempo. Ele, a testemunha fiel, inaugurou uma nova criação, lavando-nos de nossos pecados e nos chamando a participar de seu Reino. O título de Alfa e Ômega sublinha que Cristo é a origem e o destino de todas as coisas, e que seu domínio transcende os limites humanos. Sua vinda em glória aponta para um ponto culminante onde a justiça e o amor divino se manifestarão plenamente. O futuro prometido por ele não é mera especulação, mas uma certeza que nos impele a viver em conformidade com sua verdade. Assim, nossa existência encontra sentido ao ser unida ao eterno desígnio daquele que é princípio e fim, onde toda a criação converge em harmonia e plenitude.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário