Hebreus 5,1-6
1 omnis namque pontifex ex hominibus assumptus, pro hominibus constituitur in his quae sunt ad Deum, ut offerat dona, et sacrificia pro peccatis;
1 Todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens, é constituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
2 qui condolere possit iis qui ignorant et errant, quoniam et ipse circumdatus est infirmitate;
2 Ele é capaz de compadecer-se dos que ignoram e erram, pois ele mesmo está rodeado de fraqueza.
3 et propter eam debet, quemadmodum pro populo, ita etiam pro se offerre pro peccatis.
3 E por essa razão deve oferecer sacrifícios pelos pecados, tanto pelo povo como por si mesmo.
4 nec quisquam sumit sibi honorem, sed qui vocatur a Deo tamquam Aaron.
4 E ninguém toma essa honra para si, mas somente quando é chamado por Deus, como aconteceu com Aarão.
5 sic et Christus non semetipsum clarificavit ut pontifex fieret, sed qui locutus est ad eum: Filius meus es tu; ego hodie genui te.
5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo para se tornar sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei.”
6 quemadmodum et in alio loco dicit: Tu es sacerdos in aeternum, secundum ordinem Melchisedech.
6 Como também diz em outro lugar: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Reflexão:
Este texto aponta para uma compreensão do sacerdócio que vai além das práticas ritualísticas. O sumo sacerdote é alguém que entende profundamente a fragilidade humana, pois ele mesmo é tocado por ela. Ao identificar Cristo como o sacerdote eterno, percebemos uma vocação espiritual que se enraíza na totalidade do ser: ele transcende e acolhe, eleva e redime. Esse sacerdócio não é apenas um serviço externo, mas uma conexão íntima entre o divino e o humano, criando um vínculo eterno. Tal sacerdócio revela que a união cósmica entre Deus e a humanidade não é apenas uma ideia, mas uma realidade que renova toda a criação.
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