sexta-feira, 24 de maio de 2024

Segunda Leitura: Romanos 8:14-17 - 26.05.2024

 


Romanos 8:14-17 - (Bíblia de Jerusalém)


Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos,14 Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.  

15 Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas recebestes um Espírito de adoção, pelo qual clamamos: “Abba, Pai!”  

16 O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus.  

17 E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, se realmente sofremos com ele, para sermos também glorificados com ele. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da Carta aos Romanos, São Paulo nos revela a profundidade e a dignidade da nossa identidade como cristãos. Ele nos lembra que, ao sermos conduzidos pelo Espírito de Deus, nos tornamos filhos de Deus. Este é um dos mistérios centrais da fé cristã: a adoção divina.

Recebemos não um espírito de escravidão, que nos faria viver no temor, mas o Espírito de adoção, que nos permite chamar Deus de "Abba, Pai!" Esta expressão íntima e carinhosa sublinha a relação profunda e pessoal que temos com Deus. Somos convidados a uma confiança plena e filial em Deus, livre do medo, cientes do amor e cuidado paterno que Ele tem por nós.

O Espírito Santo testemunha em nosso interior que somos filhos de Deus. Esta certeza nos dá uma nova perspectiva sobre a nossa vida e o nosso propósito. Somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. Isso significa que compartilhamos não apenas dos sofrimentos de Cristo, mas também de sua glória. A nossa união com Cristo é tão completa que, ao participarmos de seus sofrimentos, também participaremos de sua ressurreição e glória.

Esta identidade e herança nos chamam a viver de maneira digna da nossa vocação. Saber que somos filhos de Deus e herdeiros de um reino eterno deve inspirar-nos a viver com esperança, alegria e perseverança, mesmo nas tribulações. É um convite a seguir o caminho de Cristo com a certeza de que a glória futura superará em muito os desafios presentes.

Em resumo, esta passagem nos convida a abraçar a nossa identidade de filhos e filhas de Deus, a viver na liberdade e confiança que essa identidade nos dá, e a perseverar com Cristo, certos de que a glória que Ele promete será nossa também.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário