Hebreus 9:11-15 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 11 Mas Cristo, vindo como Sumo Sacerdote dos bens definitivos, por meio do tabernáculo maior e mais perfeito, não fabricado por mãos humanas (isto é, não pertencente a esta criação),
12 nem por sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santuário, adquirindo uma redenção eterna.
13 Com efeito, se o sangue de bodes e touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os impuros, os santificam, quanto à purificação da carne,
14 quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu como vítima sem mancha a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para servir ao Deus vivo!
15 Por isso, ele é mediador de uma nova aliança, a fim de que, intervindo na sua morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, os que foram chamados recebam a promessa da herança eterna. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem da Epístola aos Hebreus, somos convidados a contemplar a obra redentora de Cristo como Sumo Sacerdote dos bens definitivos. Ao contrário dos sacrifícios antigos, que exigiam a repetição constante, Cristo ofereceu-Se uma vez por todas, derramando Seu próprio sangue no santuário celestial para adquirir uma redenção eterna.
O autor ressalta a superioridade do sacrifício de Cristo sobre os sacrifícios antigos, que purificavam apenas externamente. O sangue de Cristo, oferecido pelo Espírito eterno, purifica não apenas a carne, mas também a consciência, libertando-nos das obras mortas para servir ao Deus vivo.
Cristo é apresentado como o mediador de uma nova aliança, que oferece a remissão dos pecados e a promessa da herança eterna aos que foram chamados. Sua morte reconciliadora não apenas remove a culpa do passado, mas também inaugura uma nova era de vida em comunhão com Deus.
Esta passagem nos lembra da centralidade da obra redentora de Cristo na nossa fé cristã. Ele é o único mediador entre Deus e os homens, oferecendo a todos a oportunidade de receber a redenção e a vida eterna. Que possamos confiar plenamente no sacrifício de Cristo e viver em gratidão pelo seu amor redentor.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário