quarta-feira, 3 de abril de 2024

Segunda Leitura: Hebreus 10,4-10 - 08.04.2024


Hebreus 10,4-100 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 4. Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.

5. Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Sacrifício e oferenda não quiseste, mas me formaste um corpo.

6. Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradaram.

7. Então eu disse: Eis que venho (porque está escrito de mim no rolo do livro) para fazer, ó Deus, a tua vontade”.

8. Primeiro, ele diz: “Não quiseste nem te agradaram sacrifícios, holocaustos, oferendas, oblações” (coisas que são oferecidas segundo a Lei).


9. Depois, ele afirma: “Eis que venho para fazer a tua vontade”. Assim, ele abole o primeiro para estabelecer o segundo.

10. E é graças a essa vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. Palavra do Senhor.


**Reflexão:**


A Epístola aos Hebreus oferece uma reflexão profunda sobre o significado e o propósito do sacrifício de Jesus Cristo em contraste com os sacrifícios prescritos pela Lei mosaica. Nesta passagem, somos confrontados com a limitação dos sacrifícios anteriores, baseados em animais, em sua capacidade de remover pecados.

O autor da epístola destaca que o sacrifício de Jesus Cristo é incomparável, pois Ele ofereceu a Si mesmo, assumindo um corpo humano, para cumprir a vontade do Pai. Cristo veio não para abolir a Lei, mas para cumpri-la, revelando o verdadeiro significado e propósito dos sacrifícios: a reconciliação do homem com Deus.

Ao se oferecer como sacrifício perfeito, Jesus Cristo estabeleceu um novo pacto, pelo qual somos santificados de forma completa e eterna. Seu sacrifício único e definitivo é suficiente para purificar-nos de nossos pecados e restaurar nossa comunhão com Deus.

Essa passagem nos convida a refletir sobre a gratidão e a reverência devida ao sacrifício de Jesus Cristo. Somos desafiados a reconhecer a supremacia do Seu sacrifício sobre todos os outros, e a viver em conformidade com a vontade de Deus, que nos chama à santidade através da obra redentora de Cristo.

Que possamos responder a essa graça com um coração grato e obediente, vivendo em contínua rendição à vontade de Deus e permitindo que a santificação trazida pelo sacrifício de Jesus Cristo se manifeste em nossas vidas diárias. Que possamos jamais esquecer o preço pago por nosso resgate, e que possamos viver de forma a glorificar a Deus em tudo o que fazemos. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário