1 João 3:1-2 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da primeira carta de São João – Caríssimos, 1. Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
2. Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.
- Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta bela passagem da Primeira Epístola de João, somos convidados a refletir sobre o extraordinário presente que recebemos como filhos de Deus. O apóstolo João nos lembra da grandiosidade desse amor paternal, que não só nos chama de filhos, mas nos faz verdadeiramente pertencentes à família divina.
Ser chamado de filho ou filha de Deus não é apenas um título honorário; é uma realidade transformadora que molda nossa identidade e nossa relação com o Pai celestial. Somos amados incondicionalmente, aceitos plenamente e dotados de uma herança celestial que supera qualquer coisa que este mundo possa oferecer.
No entanto, João também reconhece que o mundo muitas vezes não reconhece essa nossa identidade divina. A mentalidade do mundo está obscurecida pela falta de conhecimento do Pai, e por isso somos frequentemente incompreendidos ou até rejeitados. Mas isso não diminui em nada a realidade de nossa filiação divina.
Além disso, João nos convida a contemplar o mistério do que ainda está por vir. Embora já sejamos chamados filhos de Deus, ainda não compreendemos completamente o que isso implica. Somente quando Cristo se manifestar plenamente é que veremos completamente a nossa semelhança com Ele. Esta é uma promessa gloriosa que nos dá esperança e nos motiva a viver de acordo com nossa verdadeira identidade como filhos de Deus.
Portanto, que possamos viver cada dia como verdadeiros filhos de Deus, conscientes do amor incomparável que o Pai nos concedeu. Que possamos refletir sua luz e seu amor ao mundo, mesmo que não seja reconhecido pelos que nos rodeiam. E que possamos aguardar com expectativa o dia em que seremos plenamente transformados à semelhança de Cristo, quando O veremos como Ele é. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário