Lectio Secunda: 1 Timóteo 6,11-16
11 Tu autem, o homo Dei, hæc fuge: sectare vero justitiam, pietatem, fidem, caritatem, patientiam, mansuetudinem.
“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; segue antes a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência e a mansidão.”
12 Certa bonum certamen fidei, apprehende vitam æternam, in qua vocatus es, et confessus bonam confessionem coram multis testibus.
“Peleja o bom combate da fé, apanha a vida eterna, na qual foste chamado, e fizeste uma bela confissão diante de muitas testemunhas.”
13 Præcipio tibi coram Deo, qui vivificat omnia, et Christo Jesu, qui testimonium reddidit sub Pontio Pilato, bonam confessionem,
“Digo-te diante de Deus, que vivifica tudo, e de Cristo Jesum, que deu testemunho sob Pôncio Pilatos, que guardes esta confissão.”
14 ut serves mandatum sine macula, irreprehensibile usque in adventum Domini nostri Jesu Christi,
“Para que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
15 quem suis temporibus ostendet beatus et solus potens, Rex regum, et Dominus dominantium:
“Aquele a quem, a seu tempo, manifestará bem-aventurado e único Poderoso, Rei dos reis, e Senhor dos senhores.”
16 qui solus habet immortalitatem, et lucem inhabitat inaccessibilem: quem nullus hominum vidit, sed nec videre potest: cui honor, et imperium sempiternum. Amen.
“Que só possui a imortalidade, e habita luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu, nem pode ver; a quem honra e poder pertencem eternamente. Amém.”
Reflexão:
Nesta carta, o apóstolo exorta o seguidor de Deus a fugir das tentações vãs e a abraçar virtudes que cruzam os limites da mera aparência. A luta fiel exige coragem interior e convicção profunda: não basta professar externamente, é preciso viver em coerência. A promessa da eternidade reforça que a dignidade humana não se anula na finitude terrestre, mas se projeta para o que é perene. A luz inacessível revela que nossa verdadeira meta não está nas vistas humanas, mas dentro da ordem invisível que governa o ser. Que nossa liberdade se converta em serviço elevado, e que cada ação seja espelho da harmonia transcendente.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário