quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Segunda Leitura: Colossenses 1:12-20 - 23.11.2025

 


Secunda Lectio: Epistula Pauli ad Colossenses 1,12‑20

12 Gratias agentes Patri, qui dignos vos fecit in partem sortis sanctorum in lumine,
Dando graças ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz,

13 qui eripuit nos de potestate tenebrarum, et transtulit in regnum Filii dilectionis suæ;
o qual nos resgatou do poder das trevas e nos transportou para o Reino de seu Filho amado;

14 in quo habemus redemptionem, remissionem peccatorum;
em quem temos a redenção, ou seja, a remissão dos pecados;

15 qui est imago Dei invisibilis, primogenitus omnis creaturæ;
ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

16 quia in ipso condita sunt universa in cælis, et in terra, visibilia, et invisibilia, sive throni, sive dominationes, sive principatus, sive potestates; omnia per ipsum et in ipso creata sunt;
porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele;

17 et ipse est ante omnia, et omnia in ipso constant.
e ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por meio dele.

18 Et ipse est caput corporis Ecclesiæ, qui est principium, primogenitus ex mortuis; ut sit in omnibus ipse primatum tenens;
E ele é a cabeça do corpo da Igreja, o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência;

19 quia in ipso complacuit omnem plenitudinem habitare;
porque foi do agrado dele que toda a plenitude habitasse nele;

20 et per eum reconciliare omnia in ipsum, pacificans per sanguinem crucis ejus, sive quæ in terris, sive quæ in cælis sunt.
e por meio dele reconciliar consigo todas as coisas, estabelecendo a paz pelo sangue da sua cruz, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

Reflexão:
Neste trecho, Paulo traça um quadro profundo da realidade última: em Cristo encontramos a verdadeira liberdade ao sermos resgatados das trevas, não por imposição externa, mas por uma eleição consciente da alma. Ele é o fundamento da criação — não apenas causa, mas também sustento: tudo subsiste nele, integrando visível e invisível, temporal e eterno. Sua presença reconcilia todas as dimensões da existência, mostrando que a paz genuína surge da coerência entre a vontade individual e a ordem universal. A cabeça da Igreja não é um poder autoritário, mas um princípio de unidade que chama cada ser à responsabilidade: ser parte ativa do cosmos reverente, digno e livre.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

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