sábado, 1 de novembro de 2025

Segunda Leitura: Apocalipse 21:1-7 - 02.11.2025

 


Lectio secunda — Apocalypsis 21,1-7

1 Et vidi caelum novum et terram novam. Primum enim caelum et prima terra abierunt, et mare iam non est.
E vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra haviam desaparecido, e o mar já não existia.

2 Et civitatem sanctam Ierusalem novam vidi descendentem de caelo a Deo, paratam sicut sponsam ornatam viro suo.
E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, preparada como uma esposa adornada para o seu esposo.

3 Et audivi vocem magnam de throno dicentem: “Ecce tabernaculum Dei cum hominibus, et habitabit cum eis, et ipsi populus eius erunt, et ipse Deus cum eis erit eorum Deus.”
E ouvi uma voz forte vinda do trono, dizendo: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens! Ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.”

4 Et absterget omnem lacrimam ab oculis eorum, et mors ultra non erit, neque luctus neque clamor neque dolor erit ultra, quia prima abierunt.
E Ele enxugará toda lágrima de seus olhos; não haverá mais morte, nem luto, nem clamor, nem dor, porque as coisas antigas já passaram.

5 Et dixit, qui sedebat in throno: “Ecce nova facio omnia.” Et dicit: “Scribe, quia haec verba fidelia sunt et vera.”
E aquele que estava sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas.” E acrescentou: “Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.”

6 Et dixit mihi: “Factum est. Ego sum Alpha et Omega, principium et finis. Ego sitienti dabo de fonte aquae vivae gratis.”
E disse-me: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, eu darei gratuitamente da fonte da água viva.”

7 Qui vicerit possidebit haec, et ero illi Deus, et ille erit mihi filius.
O que vencer herdará estas coisas, e Eu serei o seu Deus, e ele será meu filho.”

Reflexão:
O novo céu e a nova terra não são apenas realidades futuras, mas estados de consciência que nascem quando o espírito se liberta das ruínas do velho mundo interior. A cidade santa desce ao coração quando o ser reconhece em si o templo vivo da Presença. Aquele que vence é o que permanece firme, mesmo em meio ao caos, sabendo que toda destruição precede a renovação. O Alfa e o Ômega não são extremos distantes, mas o mesmo centro que sustenta o existir. O choro cessa quando a alma compreende que tudo se refaz em Deus, e que a vida é o dom sempre recomeçado.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre