Lectio Secunda – Romanos 13,11-14
Titulus liturgicus In diebus illis
-
Et hoc scientes tempus quia hora est iam nos de somno surgere nunc enim propior est nostra salus quam cum credidimus.
Vós conheceis o tempo chegou a hora de despertarmos do sono pois a nossa salvação está agora mais próxima do que quando abraçamos a fé. -
Nox praecessit dies autem appropinquavit abiciamus ergo opera tenebrarum et induamur arma lucis.
A noite vai adiantada e o dia está próximo rejeitemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. -
Sicut in die honeste ambulemus non in comessationibus et ebrietatibus non in cubilibus et impudicitiis non in contentione et aemulatione.
Andemos dignamente como em pleno dia não em orgias e bebedeiras não em desonestidades e imoralidades não em brigas e ciúmes. -
Sed induite Dominum Iesum Christum et carnis curam ne feceritis in desideriis.
Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não cuideis da carne favorecendo desejos desordenados.
Reflexão
A palavra do apóstolo desperta a consciência para o valor do tempo presente. Despertar do sono significa assumir a vida com clareza interior. A luz que se aproxima convida a ordenar pensamentos e a escolher com responsabilidade. A dignidade humana floresce quando recusamos o que nos dispersa e acolhemos o que fortalece. Revestir-se do Cristo é tornar-se capaz de agir com serenidade e firmeza. O dia novo nasce dentro de quem decide permanecer atento. A liberdade cresce na medida em que o coração escolhe o bem. Cada passo pode revelar a presença silenciosa do Senhor.
Leia também:
#LiturgiaDaPalavra
#EvangelhoDoDia
#ReflexãoDoEvangelho
#IgrejaCatólica
#Homilia
#Orações
#Santo do dia




