sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Segunda Leitura: 1 Coríntios 6,13-15.17-20 - 14.01.2024



1 Coríntios 6,13-15.17-20 (Bíblia de Jerusalém)


13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; mas Deus destruirá ambos. Contudo, o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

14 Deus, porém, ressuscitou o Senhor e nos ressuscitará também a nós pelo seu poder.

15 Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei eu, porventura, os membros de Cristo para os fazer membros de uma prostituta? De modo nenhum!

17 Mas quem adere ao Senhor é um só espírito com ele.

18 Fugi da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.

19 Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus, e que não vos pertenceis a vós mesmos?

20 Porque fostes comprados por um preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.- Palavra do Senhor.



Reflexão:


O apóstolo Paulo, em sua carta aos Coríntios, traz uma reflexão profunda sobre o corpo, a moralidade e a conexão espiritual com Deus. Ele destaca que, embora os alimentos se destinem ao estômago e vice-versa, o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor.

A analogia entre os membros do corpo e Cristo nos lembra da nossa ligação profunda com o Salvador. Participar em ações imorais é como desonrar os membros de Cristo, algo incompatível com a união espiritual que temos com Ele.

A exortação de Paulo para fugir da imoralidade sexual vai além do aspecto físico e se estende ao entendimento de que nosso corpo é um templo do Espírito Santo. Essa consciência da presença divina em nós deve moldar nossas escolhas e comportamentos.

Ao afirmar que fomos comprados por um preço, Paulo destaca a redenção através do sacrifício de Cristo. Essa realidade transformadora deve motivar nossa gratidão e comprometimento em glorificar a Deus em nossos corpos.

Assim, somos chamados a cuidar de nossos corpos não apenas como um dever moral, mas como uma expressão de adoração a Deus. A compreensão de que somos templos do Espírito Santo nos desafia a viver de maneira que reflita a santidade divina que habita em nós.

Que esta leitura nos conduza a uma reflexão profunda sobre como tratamos nossos corpos, reconhecendo a sacralidade dessa morada do Espírito. Que possamos glorificar a Deus em cada ação, pensamento e decisão, lembrando-nos do preço pago por nossa redenção. 


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário