quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Segunda Leitura: Romanos 13,8-10 - 10.09.2023




Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “não matarás”, “não roubarás”, “não cobiçarás” e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei. – Palavra do Senhor.


Na segunda leitura de hoje, retirada da Carta de São Paulo aos Romanos (Romanos 13,8-10), encontramos uma mensagem poderosa sobre o amor e sua relação com a observância dos mandamentos divinos.


São Paulo nos lembra que a única dívida que devemos ter uns com os outros é a dívida do amor mútuo. Ele nos ensina que, quando amamos nosso próximo, estamos cumprindo a Lei de Deus. Isso nos leva a uma profunda compreensão de que o amor é o alicerce de todos os mandamentos divinos.


O apóstolo menciona especificamente alguns dos mandamentos, como "Não cometerás adultério", "não matarás", "não roubarás", "não cobiçarás", e afirma que todos esses mandamentos se resumem em um só: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Em outras palavras, quando amamos verdadeiramente nosso próximo, não desejamos fazer mal a ele. O amor nos impele a tratar os outros com respeito, compaixão e justiça.


O amor não é apenas um sentimento, mas uma ação. Ele nos move a agir de maneira ética e moral, a não prejudicar nossos semelhantes e a buscar seu bem-estar. O amor nos impulsiona a viver em harmonia com os outros e a construir relacionamentos saudáveis e pacíficos.


São Paulo nos lembra que o amor é o cumprimento perfeito da Lei. Portanto, ao viver uma vida caracterizada pelo amor genuíno pelos outros, estamos não apenas obedecendo aos mandamentos divinos, mas também manifestando a essência do cristianismo. O amor é a linguagem universal que transcende barreiras culturais, religiosas e étnicas.


Hoje, somos desafiados a refletir sobre a maneira como amamos nossos vizinhos, amigos, família e até mesmo aqueles que consideramos estranhos. O amor, como São Paulo nos ensina, deve ser o princípio orientador de todas as nossas ações e relacionamentos. Que possamos buscar diariamente o crescimento em nosso amor mútuo, reconhecendo que, através desse amor, cumprimos a vontade de Deus e construímos um mundo mais justo e compassivo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário