sábado, 14 de fevereiro de 2015

2ª Leitura - Gn 4,1-15.25 - 16.02.2015

2ª-feira da 6ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o.

Leitura do Livro do Gênesis 4,1-15.25

1Adão conheceu Eva, sua mulher,
e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo:
'Gerei um homem com a ajuda do Senhor'.
2E deu também à luz Abel, irmão de Caim.
Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor.
3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra
como sacrifício ao Senhor,
4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho,
com sua gordura.
O Senhor olhou para Abel e sua oferenda,
5mas para Caim e sua oferenda não olhou.
Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido.
6Então o Senhor perguntou a Caim:
'Por que estás cheio de cólera
e andas com o rosto abatido?
7É verdade que, se fizeres o bem,
andarás de cabeça erguida;
mas se fizeres o mal,
o pecado estará à porta,
espreitando-te.
Tu, porém, poderás dominá-lo'.
8Caim disse a seu irmão Abel:
'Vamos ao campo'.
Logo que chegaram ao campo,
Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o.
9E o Senhor perguntou a Caim:
'Onde está o teu irmão Abel?'
Ele respondeu: 'Não sei.
Acaso sou o guarda do meu irmão?'
10O Senhor lhe disse: 'Que fizeste?
A voz do sangue do teu irmão
está clamando por mim, da terra.
11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra
que abriu a boca para receber das tuas mãos
o sangue do teu irmão!
12Quando tu a cultivares,
ela te negará seus frutos.
E serás um fugitivo,
vagando sobre a terra'.
13Caim disse ao Senhor:
'Meu castigo é grande demais
para que eu o possa suportar.
14Se, hoje, me expulsas desta terra,
devo esconder-me de ti,
tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra;
qualquer um que me encontrar, me matará'.
15E o Senhor lhe disse:
'Não! mas aquele que matar Caim,
será punido sete vezes!'
O Senhor pôs, então, um sinal em Caim,
para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse.
25Adão conheceu de novo sua mulher.
Ela deu à luz um filho,
a quem chamou Set, dizendo:
'O Senhor deu-me um outro descendente
no lugar de Abel,
que Caim matou'.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário