sexta-feira, 27 de junho de 2025

Segunda Leitura: 2 Timóteo 4:6-8.17-18 - 29.06.2025

 


Lectio Secunda: II Timotheum 4,6-8.17-18

Titulus liturgicus: Cursum consummavi, fidem servavi

6. Ego enim iam delibor, et tempus resolutionis meae instat.
Quanto a mim, estou para ser oferecido em libação, e o tempo da minha partida se aproxima.

7. Bonum certamen certavi, cursum consummavi, fidem servavi.
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

8. In reliquo reposita est mihi corona iustitiae, quam reddet mihi Dominus in illa die, iustus iudex; non solum autem mihi, sed et his, qui diligunt adventum eius.
Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia — e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

17. Dominus autem mihi astitit et confortavit me, ut per me praedicatio impleatur, et audiant omnes gentes; et liberatus sum de ore leonis.
O Senhor, porém, esteve ao meu lado e me deu forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente realizada e todos os povos a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.

18. Liberabit me Dominus ab omni opere malo et salvum faciet in regnum suum caeleste; cui gloria in saecula saeculorum. Amen.
O Senhor me livrará de todo mal e me conduzirá salvo para o seu Reino celeste. A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Reflexão:

Este testemunho final de Paulo não é despedida melancólica, mas ápice de uma vida vivida com sentido. Ele reconhece a consumação de seu caminho como oferenda livre, e vê no fim um retorno, não uma perda. Combater o bom combate é manter-se fiel à luz interior, mesmo entre trevas. O verdadeiro mérito não é o sucesso exterior, mas a integridade da alma que escolhe, constantemente, permanecer no bem. A coroa que aguarda não é um prêmio, mas a manifestação plena daquilo que o ser já começou a ser. O Reino, então, é a própria alma unida ao eterno, na liberdade que se deixa conduzir pela graça.

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quarta-feira, 25 de junho de 2025

Segunda Leitura: Romanos 5:5-11 - 27.06.2025

 


Lectio Secunda: Epistola ad Romanos 5,5-11

Sollemnitas Sacratissimi Cordis Iesu

5. Spes autem non confundit: quia caritas Dei diffusa est in cordibus nostris per Spiritum Sanctum, qui datus est nobis.
Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

6. Christus enim, cum adhuc infirmi essemus, secundum tempus, pro impiis mortuus est.
Com efeito, Cristo, quando ainda éramos fracos, morreu no tempo oportuno pelos ímpios.

7. Vix enim pro justo quis moritur: nam pro bono forsitan quis audeat mori.
Dificilmente alguém morrerá por um justo; por um homem de bem, talvez alguém tenha coragem de morrer.

8. Commendat autem Deus suam caritatem in nobis: quoniam cum adhuc peccatores essemus, secundum tempus, Christus pro nobis mortuus est.
Mas Deus prova o seu amor para conosco porque, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.

9. Christus ergo multo magis nunc justificati in sanguine ipsius, salvi erimus ab ira per ipsum.
Logo, muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos salvos por ele da ira.

10. Si enim cum inimici essemus, reconciliati sumus Deo per mortem Filii ejus: multo magis reconciliati, salvi erimus in vita ipsius.
Pois, se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.

11. Non solum autem, sed et gloriamur in Deo per Dominum nostrum Jesum Christum, per quem nunc reconciliationem accepimus.
E não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação.

Reflexão:
Neste hino da Redenção, revela-se um mistério de liberdade radical: Deus nos amou antes que o soubéssemos, e nos reconciliou quando ainda éramos recusa. Não fomos salvos por mérito, mas por um amor que respeita o tempo da consciência e se antecipa ao nosso retorno. A vida de Cristo, mais do que oferta de salvação, é energia de transformação. O Espírito em nós é semente de divinização: um impulso interior que não anula, mas eleva. Cada ser é chamado a integrar-se, não por submissão, mas por escolha. E nessa resposta livre, a Criação inteira se torna liturgia viva do Amor reconciliador.

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domingo, 22 de junho de 2025

Segunda Leitura: Atos 13:22-26 - 24.06.2025


 Lectio secunda – Sollemnitas Nativitatis Sancti Ioannis Baptistae

Actus Apostolorum 13,22–26 (Vulgata Clementina)

22. Et amoto illo, suscitavit illis regem David: cui testimonium perhibuit, dicens: Inveni David filium Jesse, virum secundum cor meum, qui faciet omnes voluntates meas.
E, tendo retirado Saul, suscitou-lhes como rei Davi, do qual deu este testemunho: “Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que cumprirá toda a minha vontade.”

23. Huius Deus ex semine, secundum promissionem eduxit Israëli Salvatorem Jesum,
Da descendência deste, conforme a promessa, Deus trouxe a Israel o Salvador, Jesus,

24. Prædicante Joannem ante faciem adventus eius baptismum pœnitentiæ omni populo Israëli.
Depois de João ter pregado, antes da sua vinda, um batismo de penitência a todo o povo de Israel.

25. Cum impleret Joannes cursum suum, dicebat: Quem me existimatis esse? Non sum ego. Sed ecce venit post me, cuius non sum dignus calceamenta pedum solvere.
E ao completar sua missão, João dizia: “Quem pensais que eu sou? Não sou quem imaginais. Mas após mim vem aquele de cujos pés não sou digno de desatar as sandálias.”

26. Viri fratres, filii generis Abrahæ, et qui in vobis timent Deum, vobis verbum salutis huius missum est.
Irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e todos vós que temeis a Deus: a nós foi enviada esta palavra de salvação.

Reflexão:
A história não é um encadeamento cego de nomes, mas uma sucessão de consciências que se abrem ao Sopro do Alto. Davi é escolhido não por força, mas por sintonia com o coração divino. João, por sua vez, compreende que sua grandeza está em ser ponte, e não fim. Ele reconhece, com humildade iluminada, que a sua existência prepara outra maior. A liberdade autêntica floresce quando o ser humano encontra seu lugar na cadeia do sentido, não como engrenagem, mas como elo vivo. A palavra de salvação chega a todos, mas só frutifica nos que, como João, permitem-se diminuir para que o Verbo brilhe.

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sexta-feira, 20 de junho de 2025

Segunda Leitura: Gálatas 3:26-29 - 22.06.2025

 


Lectio secunda: ad Galatas 3,26-29

Dominica: Omnes unum estis in Christo Iesu

26 Omnes enim filii Dei estis per fidem in Christo Iesu.
Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

27 Quicumque enim in Christo baptizati estis, Christum induistis.
Todos vós que fostes batizados em Cristo, revestistes-vos de Cristo.

28 Non est Iudaeus neque Graecus, non est servus neque liber, non est masculus neque femina; omnes enim vos unus estis in Christo Iesu.
Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; pois todos vós sois um só em Cristo Jesus.

29 Si autem vos Christi, ergo semen Abrahae estis, secundum promissionem heredes.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Reflexão:
Ser filho de Deus é viver na consciência de que toda existência é chamada à unidade. O batismo em Cristo não é apenas rito, mas passagem interior: é o despertar de uma identidade mais profunda, onde as diferenças se dissolvem no fogo do Amor. Nenhuma condição imposta — social, cultural ou biológica — define o valor do ser. Em Cristo, o ser humano emerge na plenitude da sua liberdade, chamado a herdar a promessa: tornar-se participante da Vida que une o céu e a terra. Nesta comunhão, a dignidade se afirma não por separação, mas por pertença ao Todo que liberta e transforma.

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terça-feira, 17 de junho de 2025

Segunda Leitura: 1 Coríntios 11:23-26 - 19.06.2025

 


Sollemnitas Sanctissimi Corporis et Sanguinis Christi

Lectio secunda – Prima Epistula ad Corinthios 11,23-26

23. Ego enim accepi a Domino quod et tradidi vobis, quoniam Dominus Iesus in qua nocte tradebatur, accepit panem,
Pois eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão,

24. et gratias agens fregit et dixit: “Hoc est corpus meum, quod pro vobis est; hoc facite in meam commemorationem”.
e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é por vós; fazei isto em memória de mim”.

25. Similiter et calicem, postquam cenavit, dicens: “Hic calix novum testamentum est in meo sanguine; hoc facite, quotiescumque bibetis, in meam commemorationem”.
Do mesmo modo, depois de ter ceado, também tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança em meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.

26. Quotiescumque enim manducabitis panem hunc et calicem bibetis, mortem Domini annuntiabitis, donec veniat.
Pois todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.

Reflexão:
Ao tomar o pão e o cálice, Cristo não apenas institui um rito — Ele inaugura uma forma de presença contínua, feita de liberdade e entrega. A memória que Ele ordena não é simples lembrança, mas reatualização viva do Amor que se dá sem medida. Cada vez que repetimos este gesto com consciência, não apenas proclamamos sua morte, mas participamos da construção de um mundo reconciliado. A nova aliança não se impõe: ela se propõe no coração de cada ser como chamado ao dom livre. Assim, comungar é também evoluir, é integrar-se à dinâmica do Amor que transforma o todo.

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sexta-feira, 13 de junho de 2025

Segunda Leitura: Romanos 5:1-5 - 15.06.2025


 Lectio Secunda – Epistula ad Romanos 5,1-5

In Sollemnitate Sanctissimae Trinitatis

1. Iustificati igitur ex fide, pacem habeamus ad Deum per Dominum nostrum Iesum Christum:
Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

2. Per quem et habemus accessum per fidem in gratiam istam, in qua stamus, et gloriamur in spe gloriae filiorum Dei.
Por quem também temos, pela fé, acesso a esta graça na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

3. Non solum autem, sed et gloriamur in tribulationibus: scientes quod tribulatio patientiam operatur;
E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência;

4. Patientia autem probationem, probatio vero spem;
A paciência, por sua vez, produz virtude provada, e a virtude provada gera esperança;

5. Spes autem non confundit: quia caritas Dei diffusa est in cordibus nostris per Spiritum Sanctum, qui datus est nobis.
A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Reflexão:
A fé inaugura um caminho interior que liberta o ser da ilusão do isolamento. A paz com Deus não é fuga do mundo, mas reconciliação com o real — um estado onde o espírito se alinha com a ordem viva da criação. A tribulação, longe de anular a dignidade, revela a potência da alma que amadurece na liberdade. A esperança, construída na perseverança, é sinal de que o Espírito opera no interior da história. O amor derramado não força, mas convida; não condiciona, mas eleva. Assim, cada ser é chamado a colaborar com a Graça que dignifica, sustenta e transforma.

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sexta-feira, 6 de junho de 2025

Segunda Leitura: 1 Coríntios 12:3b-7.12-13 - 08.06.2025


 Lectio Secunda: Prima Epistola ad Corinthios 12,3b-7.12-13

Dominica Pentecostes

3b Nemo potest dicere Dominus Iesus, nisi in Spiritu Sancto.
Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor", a não ser no Espírito Santo.

4 Divisiones vero gratiarum sunt, idem autem Spiritus;
Há diferentes dons da graça, mas o mesmo Espírito;

5 Et divisiones ministrationum sunt, idem autem Dominus;
E há diferentes formas de serviço, mas o mesmo Senhor;

6 Et divisiones operationum sunt, idem vero Deus, qui operatur omnia in omnibus.
E há diferentes modos de ação, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.

7 Unicuique autem datur manifestatio Spiritus ad utilitatem.
A cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum.

12 Sicut enim corpus unum est, et membra habet multa; omnia autem membra corporis, cum sint multa, unum tamen corpus sunt; ita et Christus.
Assim como o corpo é um só, embora tenha muitos membros, e todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.

13 Etenim in uno Spiritu omnes nos in unum corpus baptizati sumus, sive Iudaei sive gentiles, sive servi sive liberi; et omnes in uno Spiritu potati sumus.
Pois em um só Espírito todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gentios, quer escravos, quer livres; e a todos foi dado beber de um só Espírito.

Reflexão:

A diversidade não é obstáculo à unidade, mas sua plenitude. Cada dom, cada serviço, cada expressão do ser participa de uma mesma Fonte, que é livre e universal. O Espírito distribui sem uniformizar, revela sem anular, edifica sem hierarquizar. Ser corpo é mais que estar junto — é pulsar no ritmo do Todo. A dignidade de cada membro é inalienável, pois é o mesmo sopro que anima o coração e a extremidade. Quando reconhecemos o outro como parte viva do mesmo corpo, a liberdade floresce em comunhão, e o Espírito se faz visível na dança das diferenças que se harmonizam.

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sexta-feira, 30 de maio de 2025

Segunda Leitura: Efésios 1:17-23 - 01.06.2025


 Lectio Epistolae ad Ephesios (1,17-23)

Segunda Leitura: Efésios 1,17-23 – Vulgata com tradução interlinear

17 Ut Deus Domini nostri Jesu Christi, Pater gloriae, det vobis spiritum sapientiae et revelationis in agnitione ejus:
Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação, para que o conheçais profundamente.

18 Illuminatos oculos cordis vestri, ut sciatis quae sit spes vocationis ejus, et quae divitiae gloriae haereditatis ejus in sanctis,
Iluminando os olhos do vosso coração, para que saibais qual é a esperança à qual fostes chamados, qual a riqueza da glória da sua herança entre os santos,

19 et quae sit supereminens magnitudo virtutis ejus in nos, qui credimus secundum operationem potentiae virtutis ejus,
e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos, conforme a eficácia da força da sua potência,

20 quam operatus est in Christo, suscitando illum a mortuis, et constituens ad dexteram suam in caelestibus,
que Ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos céus,

21 supra omnem principatum, et potestatem, et virtutem, et dominationem, et omne nomen, quod nominatur non solum in hoc saeculo, sed etiam in futuro:
acima de todo principado, potestade, poder e domínio, e de todo nome que se possa nomear, não só neste século, mas também no futuro.

22 et omnia subjecit sub pedibus ejus, et ipsum dedit caput supra omnem Ecclesiam,
E tudo Ele submeteu debaixo de seus pés, e deu-o como Cabeça, acima de todas as coisas, à Igreja,

23 quae est corpus ipsius, et plenitudo ejus, qui omnia in omnibus adimplet.
que é o seu Corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Reflexão:
A sabedoria invocada não é mero saber racional, mas o desvelar da presença que sustenta o ser. O Espírito revela a unidade entre o invisível e o visível, entre a vocação interior e a missão concreta. O Cristo glorificado não está longe, mas é centro vivo da convergência de todas as coisas. Seu Corpo, a Igreja, é expressão dinâmica da liberdade em comunhão, onde cada ser participa da totalidade sem se dissolver. A força que o ressuscitou é a mesma que pulsa no íntimo da existência, convocando cada consciência à superação, à integração e ao florescimento de sua dignidade como parte de um Todo vivo.

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sexta-feira, 23 de maio de 2025

Segunda Leitura: Apocalipse 21:10-14.22-23 - 25.05.2025

 


Lectio libri Apocalypsis sancti Ioannis Apostoli

Apocalypsis 21,10-14.22-23

10 Et sustulit me in spiritu in montem magnum et altum, et ostendit mihi civitatem sanctam Ierusalem descendentem de caelo a Deo,
E levou-me em espírito a um monte grande e alto, e mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus,

11 habentem claritatem Dei: et lumen eius simile erat lapidi pretiosissimo tamquam lapidi iaspidis, sicut crystallum.
tendo a glória de Deus; seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como jaspe cristalino.

12 Et habebat murum magnum et altum, habentem portas duodecim, et in portis angelos duodecim, et nomina inscripta, quae sunt duodecim tribuum filiorum Israël.
Ela tinha uma muralha grande e alta, com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

13 Ab oriente portae tres, et ab aquilone portae tres, et ab austro portae tres, et ab occidente portae tres.
Ao oriente, três portas; ao norte, três portas; ao sul, três portas; ao ocidente, três portas.

14 Et murus civitatis habens fundamenta duodecim, et in ipsis duodecim nomina duodecim Apostolorum Agni.
A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles os doze nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro.

22 Et templum non vidi in ea: Dominus enim Deus omnipotens templum illius est, et Agnus.
E templo não vi nela, pois o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro.

23 Et civitas non eget sole neque luna ut luceant in ea: claritas enim Dei illuminavit eam, et lucerna eius est Agnus.
E a cidade não precisa do sol nem da lua para iluminá-la, pois a glória de Deus a iluminou, e a sua lâmpada é o Cordeiro.

Reflexão:
A visão da Jerusalém celeste é imagem da consumação do ser no encontro pleno com o Real. Não é uma cidade construída por mãos humanas, mas uma realidade que desce, revelando que o fim é dom, não conquista. Cada porta, cada fundamento, indica que a unidade não anula a diversidade: nela todos encontram lugar. Não há templo porque o sagrado já não é separado — Deus habita o todo. Não há sol ou lua, pois a luz nasce do interior, onde a presença do Cordeiro resplandece. Assim também é a alma: chamada a tornar-se claridade viva, onde a liberdade se realiza em comunhão e o amor ilumina sem consumir.

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sexta-feira, 16 de maio de 2025

Segunda Leitura: Apocalipse 21,1-5a - 18.05.2025


 Lectio secunda – Apocalypsis 21,1-5a

1 Et vidi caelum novum et terram novam. Primum enim caelum et prima terra abiit, et mare iam non est.
E vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar já não existe.

2 Et civitatem sanctam Ierusalem novam vidi descendentem de caelo a Deo, paratam sicut sponsam ornatam viro suo.
E vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus, preparada como uma esposa ornada para o seu esposo.

3 Et audivi vocem magnam de throno dicentem: Ecce tabernaculum Dei cum hominibus, et habitabit cum eis. Et ipsi populus eius erunt, et ipse Deus cum eis erit eorum Deus:
E ouvi uma grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens! Ele habitará com eles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

4 Et absterget Deus omnem lacrimam ab oculis eorum: et mors ultra non erit, neque luctus, neque clamor, neque dolor erit ultra, quia prima abierunt.
E Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos; e a morte já não existirá, nem haverá luto, nem choro, nem dor, porque as coisas antigas passaram.

5a Et dixit qui sedebat in throno: Ecce nova facio omnia.
E disse aquele que estava sentado no trono: Eis que faço novas todas as coisas.

Reflexão:
Este anúncio de um novo céu e uma nova terra é o sinal de que a história não caminha para a destruição, mas para a realização. A existência não é um ciclo fechado, mas um movimento progressivo rumo à unidade plena entre o divino e o humano. A nova Jerusalém, que desce do alto, revela que a transformação do mundo nasce de dentro, da dignidade de cada pessoa reconciliada com o Amor. O fim da dor e da morte não é negação da realidade, mas sua transfiguração. Quando Deus diz “faço novas todas as coisas”, Ele também desperta em cada ser a vocação de participar desse novo começo.

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sexta-feira, 9 de maio de 2025

Segunda Leitura: Apocalipse 7:9.14b-17 - 11.05.2025

 


✦ Lectio Secunda – Apocalypsis 7,9.14b-17

Dominica IV Paschae – Dominica Boni Pastoris

9. Post hæc vidi turbam magnam, quam dinumeráre nemo póterat, ex ómnibus géntibus, et tribubus, et pópulis, et linguis: stantes ante thronum, et in conspéctu Agni, amícti stolis albis, et palmæ in mánibus eórum.
Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e com palmas nas mãos.

14b. Hi sunt, qui venérunt de tribulatióne magna, et lavérunt stolas suas, et dealbavérunt eas in sánguine Agni.
Estes são os que vieram da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

15. Ideo sunt ante thronum Dei, et sérviunt ei die ac nocte in templo eius: et qui sedet in throno, habitábit super illos.
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem dia e noite no seu templo; e aquele que está sentado no trono estenderá a sua tenda sobre eles.

16. Non esúrient, neque sítient ámplius, neque cadet super illos sol, neque ullus æstus:
Nunca mais terão fome nem sede; nem o sol nem o calor algum cairá sobre eles.

17. Quóniam Agnus, qui in médio throni est, reget illos, et dedúcet eos ad vitæ fontes aquárum: et abstérget Deus omnem lácrimam ab óculis eórum.
Pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos.

Reflexão:

O coração do universo pulsa numa direção invisível, onde toda dor é transfigurada em sentido. A multidão de todas as línguas e povos não é caos, mas sinfonia — unidade construída na liberdade. Cada veste branca foi lavada no sangue, isto é, no amor que se oferece, e não na força que se impõe. A dignidade humana não vem de uma condição externa, mas do mergulho interior na verdade do Cordeiro. No centro de tudo, não há um trono de dominação, mas de cuidado: o Cordeiro reina apascentando. A justiça suprema não elimina, mas acolhe, não pune, mas transforma. Pois a lágrima mais íntima não é esquecida — ela é acolhida por Aquele que conduz ao manancial onde a sede é apagada por presença.

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