Lectio Secunda: Epistola ad Romanos 5,5-11
Sollemnitas Sacratissimi Cordis Iesu
5. Spes autem non confundit: quia caritas Dei diffusa est in cordibus nostris per Spiritum Sanctum, qui datus est nobis.
Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6. Christus enim, cum adhuc infirmi essemus, secundum tempus, pro impiis mortuus est.
Com efeito, Cristo, quando ainda éramos fracos, morreu no tempo oportuno pelos ímpios.
7. Vix enim pro justo quis moritur: nam pro bono forsitan quis audeat mori.
Dificilmente alguém morrerá por um justo; por um homem de bem, talvez alguém tenha coragem de morrer.
8. Commendat autem Deus suam caritatem in nobis: quoniam cum adhuc peccatores essemus, secundum tempus, Christus pro nobis mortuus est.
Mas Deus prova o seu amor para conosco porque, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.
9. Christus ergo multo magis nunc justificati in sanguine ipsius, salvi erimus ab ira per ipsum.
Logo, muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos salvos por ele da ira.
10. Si enim cum inimici essemus, reconciliati sumus Deo per mortem Filii ejus: multo magis reconciliati, salvi erimus in vita ipsius.
Pois, se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.
11. Non solum autem, sed et gloriamur in Deo per Dominum nostrum Jesum Christum, per quem nunc reconciliationem accepimus.
E não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação.
Reflexão:
Neste hino da Redenção, revela-se um mistério de liberdade radical: Deus nos amou antes que o soubéssemos, e nos reconciliou quando ainda éramos recusa. Não fomos salvos por mérito, mas por um amor que respeita o tempo da consciência e se antecipa ao nosso retorno. A vida de Cristo, mais do que oferta de salvação, é energia de transformação. O Espírito em nós é semente de divinização: um impulso interior que não anula, mas eleva. Cada ser é chamado a integrar-se, não por submissão, mas por escolha. E nessa resposta livre, a Criação inteira se torna liturgia viva do Amor reconciliador.
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