Lectio II: Epistola ad Colossenses 1,15-20
Dominica XV per annum – Anno C
15. Qui est imago Dei invisibilis, primogenitus omnis creaturae:
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
16. Quoniam in ipso condita sunt universa in caelis et in terra, visibilia et invisibilia, sive throni, sive dominationes, sive principatus, sive potestates: omnia per ipsum et in ipso creata sunt:
Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: tronos, dominações, principados e potestades; tudo foi criado por meio dele e para ele.
17. Et ipse est ante omnes, et omnia in ipso constant.
Ele existe antes de tudo, e tudo subsiste nele.
18. Et ipse est caput corporis Ecclesiae, qui est principium, primogenitus ex mortuis, ut sit in omnibus ipse primatum tenens:
Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo ele tenha a primazia.
19. Quia in ipso complacuit omnem plenitudinem inhabitare:
Porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude.
20. Et per eum reconciliare omnia in ipsum, pacificans per sanguinem crucis ejus, sive quae in terris, sive quae in caelis sunt.
E por ele reconciliar todas as coisas consigo, fazendo a paz pelo sangue de sua cruz, tanto as da terra como as dos céus.
Reflexão:
O Cristo é o ponto de irradiação da realidade — princípio vivo em que tudo começa, tudo se ordena, tudo se reconcilia. Ele não domina pela força, mas sustém pelo amor. Sua imagem é a clareza do Invisível, e seu corpo é o campo onde a criação inteira aprende a unir liberdade e comunhão. Em cada ser pulsa a memória d’Aquele por quem tudo foi feito. O cosmos não é caos, mas caminho: uma trajetória de retorno, consciência e integração. A cruz, longe de ser derrota, é o eixo da paz que une o alto e o profundo, o visível e o eterno, o uno e o diverso.
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